Regeneração Capilar

O que é a Regeneração Capilar?

A Regeneração Capilar é um tratamento que se utiliza de várias técnicas e procedimentos para conseguir a recuperação de um folículo atrofiado.

 

É possível regenerar um folículo, ou cabelo que já morreu?

Na calvície masculina e feminina, os cabelos não morrem, eles se atrofiam e/ou adormecem. Para entender melhor abaixo temos uma breve descrição do processo de calvície:

 

Entenda a calvície ou Alopécia Androgenética.

calvície é um problema que afeta especialmente os homens, pois a testosterona, hormônio sexual masculino, é a maior responsável pela queda do cabelo. Embora as mulheres também a produzam, nelas a quantidade é muito menor. 

Ao atingir a raiz do cabelo, a testosterona sofre a ação de uma enzima. Como consequência dessa reação surgem substâncias que vão reduzir a velocidade de multiplicação das células da raiz ou mesmo provocar a morte delas. O resultado é que o cabelo fica mais fino e seu crescimento mais vagaroso.

Em outras palavras: a raiz do cabelo, ou bulbo capilar, localiza-se num meio bioquímico nutritivo para que as células se multipliquem e formem uma haste que vai aumentando de tamanho. Essas células vão se renovando de baixo para cima e morrem na ponta do fio. Os cabelos, depois de certo tempo, caem e são substituídos por outros, num processo de renovação permanente. Nos casos de calvície, porém, há uma atrofia dos bulbos capilares e não crescem novos fios.

 

Como a regeneração capilar funciona? Como isso é possível?

A regeneração capilar tem por objetivo despertar os fios em fase de dormência, bem como a hipertrofia do pelo. Ela faz isso através do estímulo das células troncos situadas próximas ao bulbo pilar. Este estímulo é direcionado para a regeneração do próprio folículo, gerando um pelo mais grosso e longo. Este pelo mais grosso e longo é chamado pelo terminal e se diferencia de outros como o velus. 

 

Quais técnicas são utilizadas?

Várias técnicas são utilizadas, dentre elas se destacam a intradermoterapia, o MMP, o microagulhamento, e o laser Emerge. Na regeneração capilar, mais importante do que "o quê" se utiliza, é o "quando", o "como" e o "quem". A resposta destas perguntas é que pode gerar o resultado almejado. 

 

Quanto tempo demora o tratamento?

O tratamento se divide em duas fases, a fase de estímulo(ou estímulo intenso), e a fase de manutenção(ou estímulo brando). A primeira fase dura geralmente entre 2 a 4 meses. A segunda  deve ser mantida indeterminadamente, mas o método varia de caso para caso, mas podendo ser feita até mesmo de forma domiciliar. 

 

E o intervalo entre as sessões?

O intervalo é definido de acordo com a avaliação clínica, a potência escolhida e a disponibilidade do paciente. Pode ser desde bi-semanal até 1 vez ao mês, na fase de estímulo.