Preenchimento

Preenchimento com Ácido Hialurônico e Hidroxiapatita de Cálcio

O que é o preenchimento facial com ácido hialurônico

O preenchimento é um procedimento para rejuvenescimento, embelezamento e reparação da face e pele. O Ácido Hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno e proporções faciais. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e corrigir o formato do nariz.

O procedimento é efetuado com bloqueio anestésico, anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação que variam com as diversas formas de aplicações - desde a derme superficial, derme profunda, tecido subcutâneo e periósteo.

Como age o ácido hialurônico

 O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele. 

Principais aplicações

São inúmeras as aplicações do ácido hialurônico, sendo que as principais são para rejuvenescimento, embelezamento e reparação. As áreas mais tratadas são o sulco nasolabial (famoso "bigode chinês"), os lábios e a região supra labial, a goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, têmporas, além de dorso, ponta e asas do nariz.

 

Contraindicações

Portadores de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem submeter-se a estes procedimentos.

Idade mínima

Não há idade mínima para que seja feito o preenchimento facial com ácido hialurônico. No entanto, a procura por esse método começa por volta dos 25 anos.

Sessões de preenchimento facial com ácido hialurônico

O procedimento pode ou não ser dividido por sessões, dependendo do prazo e efeito que se almeja, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer uma complementação, sendo que o efeito preenchedor depende do número de seringas usadas e do produto.

Resultado do preenchimento facial com ácido hialurônico

Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis até 30 dias após a sessão quando o produto absorve água. O inchaço que pode ocorrer no rosto geralmente dura de 3 a 7 dias após o que a face volta ao normal..

Tempo de duração dos efeitos

Ele não é reabsorvível, não tendo efeito permanente, e pode ficar no local de aplicação por um período de 8 a 30 meses, sendo degradado paulatinamente pelo organismo.  A duração do efeito dependem do produto, localização em que é injetado, e característica do paciente, como idade, tabagismo, e etc.

Cuidados anteriores

 O paciente não deve tomar anticoagulante antes do tratamento.

Cuidados após o preenchimento facial com ácido hialurônico

É recomenda evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores ao preenchimento. Depois desse período o paciente está liberado para realizar limpeza suave, aplicar proteção solar e maquiagens. O protetor solar previne o aparecimento de manchas na região das equimoses (manchas arroxeadas na pele).

Efeitos adversos do preenchimento facial com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente natural da derme de nossa pele. Por esta razão, raras vezes condiciona a algum efeito adverso. Mas podem ocorrer equimoses e inchaço.

Hidroxiapatita de Cálcio

O que é a hidroxiapatita de cálcio?

Mais conhecida por seu nome comercial Radiesse, a hidroxiapatita de cálcio é formada por fosfato de cálcio cristalino e representa um depósito de 99% do cálcio corporal e 80% do fósforo total. É um composto de micro esferas pendente em gel aquoso, bastante seguro e absorvível pelo organismo após dois ou três anos, sendo eliminado pela urina. O processo é rápido, durando em torno de 30 minutos e a anestesia é local, permitindo ao paciente estar acordado durante todo o procedimento.

Quando fazer o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio?

É indicado para pacientes que querem realizar o procedimento do preenchimento, procuram um preenchedor mais duradouro que o Ácido Hialurônico,  porém apresentam receio de ficarem descontentes com os resultados e/ou com o tempo que durará o efeito, já que após no máximo três anos a hidroxiapatita é absorvida pelo organismo. 

É utilizada para melhorar a aparência envelhecida, seja nos sulcos do rosto, marcas perto do nariz, canto da boca, queixo e pele acumulada.

Como é a atuação da hidroxiapatita de cálcio no organismo?

Após a injeção do produto inicia-se a absorção do veículo presente no gel que leva a uma perda parcial do volume nos primeiros 30 dias. Em seguida através do estímulo na produção do colágeno, através da proliferação de fibroblastos, o preenchedor volta a tomar volume, atingindo o resultado ideal por volta dos 60 dias, e permanecendo este resultado por até 30 meses. Ele reconstrói as camadas da pele, produzindo efeito rejuvenescedor.

Quais as recomendações pós-aplicação?

Asim como no preenchimento com Ácido Hialurônico, podem aparecer edema (inchaço), equimoses (roxos) e eritema (vermelhidão), mas no máximo por uma semana. Durante esse tempo, recomenda-se utilizar filtro solar. . O paciente pode fazer maquiagem, viajar, trabalhar, praticar esportes e se expor ao sol logo após o procedimento.

Não é necessário o afastamento das atividades rotineiras.