Otoplastia

O que é Otoplastia?

É uma cirurgia que visa dois objetivos principais: diminuir a projeção das orelhas (rodando as conchas posteriormente) e refazer a ante-hélice. A incisão costuma ficar na região posterior do pavilhão auricular e a cartilagem é remodelada com pontos, incisões ou raspagem.

Como funciona?

As orelhas do ponto de vista biológico nunca param de crescer, mas aos 6 ou 7 anos de idade a orelha já possui 95% de seu tamanho final. O mesmo ocorre com o formato da orelha, após esta idade não ocorrem modificações significativas. As orelhas também vão ficando menos elásticas com a idade e sua cartilagem mais fibrosa. Por isto notamos que as orelhas dos indivíduos adultos são mais “duras” que das crianças.

Nos recém nascidos é possível a correção das orelhas de abano com moldes específicos. Porém esta abordagem só é eficaz se iniciada na primeira semana de vida. Nesta fase da vida a orelha ainda se encontra maleável sob efeito dos hormônios maternos. O método mais utilizado, no entanto, ainda é o cirúrgico a partir dos 5 ou 6 anos quando a criança manifesta o desejo de corrigir a aparência de suas orelhas.

A cirurgia para a correção das orelhas de abano é relativamente simples e rápida. Sob anestesia local modela-se com alguns pontos a cartilagem auricular através de uma incisão realizada atrás da orelha. Se necessário são associados procedimentos como o enfraquecimento da cartilagem com raspas ou ressecção de um pequeno fragmento de cartilagem. O procedimento cirúrgico leva em torno de 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. No pós-operatório, os pontos serão retirados com uma semana e o paciente deve se afastar das atividades físicas por 1 mês.