Laser CO2 Fracionado

O que é Laser de CO2?

O Laser de Co2 possui grande afinidade pela água presente nas células da pele e é absorvido por elas. Ao absorver a energia do laser, há um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam. Isso deixa um espaço de regeneração da pele, que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor, o que auxilia na retração da pele flácida.

Como funciona?
A diferença entre o Laser CO2 tradicional e de umLaser Fracionado de CO2 é que o Laser de CO2 atua em toda a superfície aplicada, como um “jato”, causando maiores efeitos mas com lesões da pele muito maiores e consequentemente um tempo de recuperação muito maior, pós aplicação do Laser.
No Laser Fracionado, o sistema atua como um “chuveiro de alta potência”, onde o laser de CO2 vai penetrar profundamente na pele, mas deixando áreas íntegras ao redor. Com a tecnologia do Laser Fracionado de CO2 o tempo de recuperação é muito curto pois essa pele íntegra rapidamente recompõe a pele lesada, mas como ela também recebeu o aquecimento do laser também receberá os benefícios, assim há um estímulo à cicatrização e à remodelação do colágeno, com contração das fibras e diminuição da flacidez e das cicatrizes, como as cicatrizes de acne e também das estrias. Por eliminar uma parte dessa pele lesada e estimular uma formação de um tecido novo, o laser fracionado também atua eliminando algumas manchas na pele, como o melasma, por exemplo.

Quais as Vantagens?
O Laser Fracionado de CO2, ao permitir que haja pequenas áreas de pele não danificada favorece uma rápida recuperação da pele, além de diminuir os efeitos colaterais. Assim o tratamento com o Laser Fracionado é superior tanto nos melhores efeitos quanto nos menores efeitos colaterais que o Laser de CO2 tradicional, dermoabrasão, peelings profundos etc. Assim um rápido resumo das vantagens do Laser Fracionado de CO2 seria:
- Maior integridade da pele, diminuindo efeitos colaterais: pois o Laser de CO2 Fracionado deixa porções de pele íntegras, que cicatrizam rapidamente.
- Não forma crostas: ao contrário da demoabrasão e dos peelings profundos, o laser fracionado de CO2 não deixa crostas.
- Mínimo Down-time (tempo de recuperação): A recuperação após realizar o laser fracionado, é rápida, não atrapalhando nas atividades diárias do paciente.

Quais são as indicações para o Laser Fracionado de CO2?
O Laser Fracionado de CO2 está indicado nos casos em que queremos promover uma remodelação das camadas da pele e estímulo da produção de colágeno, trazendo diminuição daflacidez da pele e das manchas na pele. As principais indicações são:
1. Tratamento das Cicatrizes de acne: um dos casos em que o Laser Fracionado de CO2 está melhor indicado;
2. Tratamento de Poros abertos / Poros dilatados;
3. Tratamentos de manchas na pele: hiperpigmentação e melasma;
4. Tratamento de estrias: tratamento a laser de estrias brancas ou vermelhas;
5. Rejuvenescimento da pele
6. Tratamento de rugas da face: rugas finas dos lábios, na testa e “pés de galinha”;
7. Tratamento de Flacidez da pele;
8. Tratamento de manchas senis e solares: envelhecimento solar do rosto, pescoço, papada, peito e mãos ;
9. Tratamento para olheiras.

Quanto tempo demora?
O procedimento é relativamente rápido, demorando em torno de 20-45 minutos dependendo da área a ser tratada com o laser. Normalmente são necessárias de 3 a 6 sessões para se atingir os resultados esperados e só o seu dermatologista poderá determinar melhor o seu caso. Cada sessão pode ser feita com intervalos de 2 a 6 semanas, dependendo da área tratada, do aparelho utilizado e da técnica empregada. É comum alguns dermatologistas prescreverem alguns produtos para preparar a pele, antes da realização do laser fracionado, embora não seja essencial.
Durante o procedimento são utilizados produtos para promover anestesia da área a ser tratada. Além de equipamentos para diminuir a sensibilidade e a dor ao procedimento.

Como fica a pele após o tratamento?
Algumas pessoas perguntam se o Laser Fracionado de CO2 dá manchas, é importante que se tenha alguns cuidados, para evitar os efeitos colaterais, que são poucos, mas possíveis. Nos primeiros dias após a aplicação do Laser Fracionado de CO2, a pele tratada pode ficar rósea ou vermelha e edemaciada (inchada) em algumas regiões, sendo mais comum nas primeiras 24 horas, principalmente em locais de pele mais fina, como região periocular. Entre o 2º/3º dia há formação de uma crosta muito fina sobre a pele, que será rapidamente eliminada.
Frequentemente a pele volta ao normal em torno de 3 a 7 dias, mas não impede as atividades do dia-a-dia, podendo realizar suas rotinas normalmente. Deve haver apenas uma maior atenção a alguns cuidados.

Após realizar o tratamento, quais cuidados devo tomar?
Os principais cuidados a serem tomados após o tratamento a laser são:
- Evitar exposição ao sol nos 15 dias após aplicação do laser fracionado, justamente para evitar o aparecimento de manchas.
- Uso de compressas geladas, ou compressas de camomila nas primeiras horas para alívio do ardor (frequente com algum laser).
- Hidratação com óleo ou creme hidratante específico prescrito pelo médico 2 ou mais vezes ao dia, de acordo com a prescrição do dermatologista.
- Filtro solar com proteção UVA e UVB altas nas áreas tratadas

Quem pode realizar o tratamento?
O tratamento pode ser feito por todo tipo de pessoa, não havendo restrições a partir dos 15 anos aproximadamente. Pode ser feito tanto em pessoas de pele clara ou morena. O Laser Fracionado de CO2pode ser realizado em qualquer estação, não havendo necessidade de evitar o período do verão, desde que o paciente tenha o cuidado de não expor a área tratada durante todo o tratamento e por 15 dias após o final do tratamento a laser.

Quais são as contra-indicações?
O uso do laser fracionado possui poucas contra-indicações, muitas delas comuns a vários procedimentos:
1. Gravidez
2. Pessoas em tratamento com isotretinoína.
3. Herpes em atividade
4. Pacientes com sensibilidade à luz: por exemplo, os portadores de Lúpus e Pênfigo.
5. Pacientes em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.
6. Lesão pigmentar suspeita
7. Historia de problemas de cicatrização.
8. Formação de Queloides
9. Hiperpigmentação

Quando verei os resultados?
Alguns resultados já aparecerão logo na primeira sessão como diminuição dos poros, melhoras das rugas finas e rugas médicas no rosto, testa rugas nos lábios e rugas perioculares. Naquelas alterações onde é preciso a recuperação do colágeno, rugas profundas, flacidez da pele e estrias os efeitos finais ocorrem 6 meses após o tratamento. E por último, como tratamento para manchas na pele, principalmente o melasma, pode-se conseguir uma melhora de até 50 %.