Botox

A toxina botulínica, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. No Brasil algumas das marcas utilizadas são o Botox ® e o Dysport®.

Indicações

Para uso estético, a Aplicação de Toxina Botulínica, ou Botox ® como ficou conhecido no Brasil, é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. A indicação depende de avaliação médica individualizada.

Ação

As rugas são causadas por diversos fatores: exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo são alguns deles. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, são as chamadas linhas de expressão. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo. Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age inibindo a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.

A toxina é injetável, mas o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado. Nenhum cuidado específico é necessário antes ou após a realização do procedimento.

Quem pode aplicar

Segundo o CFM e anvisa, apenas os médicos estão autorizados a realizar a aplicação desta substância por indicação estética.

Resultados da aplicação

O resultado da aplicação começa a ser notado entre de dois a dez dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até 15 dias. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período de aproximadamente quatro meses. Em alguns pacientes, os efeitos podem durar até seis meses, no entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso. Algumas propriedades específicas estão presentes nas marcas de toxina botulínica, Botox ®, Dysport®, e Xeomin®. Por isso, em determinadas circunstâncias, pode ocorrer a indicação de uma destas marcas especificamente.

Intervalo entre as aplicações

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de quatro meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada, para se evitar o desenvolvimento de uma resistência ao produto, que pode perder seu efeito de forma permanente.

Riscos associados

Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação pode ser considerada um tratamento seguro. Hematomas, podem ocorrer naturalmente pela própria introdução da agulha que, em seu trajeto, poderá perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos e autolimitados sangramentos locais. A dor é uma situação esperada ao se realizar o procedimento. No entanto, tudo dependerá - mais uma vez - do paciente e dos locais a serem tratados. O produto em si não promove dor local.